top of page
013_D42A2380.jpg

DE VOLTA AO TRONO

A cerimônia de entronamento de um menino de 5 anos,
reconhecido como a reencarnação de um importante mestre budista tibetano.
Fotografias e texto de Renato Amoroso
Khan, Tibet, 2014

Entre julho e agosto de 2014, em uma das áreas mais remotas do Himalaia, na região de Khan entre China e Tibet aconteceu a entronização de Tsering Dorje, um menino de apenas 5 anos que, segundo as tradições e revelações do budismo tibetano, é a 20a reencarnação do venerável Denma Gonsar Rinpoche, um mestre do budismo tibetano que desencarnou em 2005 e que teve uma importância enorme na região.
A partir da remota cidade de Yusho no noroeste da China, fomos numa caravana de carros, por mais ou menos 8 horas, até a região do evento. A paisagem imponente era de uma solidão absoluta, centenas de quilômetros a fio e apenas vegetação rasteira. Espaços enormes que trazem muita relfexão, cercados pelas montanhas magníficas com seus cumes nevados. Finalmente surge no horizonte um  edifício, o monastério e uma vila de pequenas casas a volta dele. O edifício maior, mais ou menos 10 andares é um templo erguido em homenagem a Lama Tsongkhapa (1357-1419), que é o fundador da linhagem Gelugpa e um importante disseminador das idéias budistas em seu tempo de tal maneira que seus ensinamentos são estudados até hoje. O templo, o monastério e o vilarejo foram erguidos pelos khampas, os habitantes da região. Diferente do tibetano da capital, os khampas são originalmente nômades, fisicamente grandes e fortes, guerreiros famosos no passado que inspiram respeito, mas ao mesmo tempo são vaidosos e carinhosos e nos receberam muito afetivamente.
Toda essa peregrinação só foi possível graças ao convite do venerável T.Y.S. Lama Gangchen Tulku Rinpoche um importantíssimo mestre tibetano, meu guru, descendente de uma igualmente importante linhagem e que era muito amigo de Denma Gonsar. Lama Michel Rinpoche, guru, mestre, amigo, e discípulo de Lama Ganchen desde os 4 anos de idade também era um importantíssimo personagem dessa viagem mágica

Um Tulku

Denma Gonsar (lê-se Demo Gonsar), ou sua encarnação anterior mais precisamente, foi um grande líder na região. Preso durante a revolução cultural, mais tarde conquistou a confiança do governo chinês que entendeu a importância dele para o auxílio daquele remoto lugar e juntos ajudaram tremendamente o povo khampa. Por isso mesmo a expectativa por sua reencarnação era muito grande o que justifica os 200 mil peregrinos no local apesar da enorme distância a ser percorrida e o isolamento da região.

Na religião budista atribui-se o título de Tulku aos grandes mestres que supostamente escolheram reencarnar.  Como explica Lama Michel: A palavra Tulku, denomina um grande mestre que escolhe renascer de forma consciente. Naquele corpo , naquela condição , quando se fala de uma pessoa que  morre com estas heranças, ela tem a liberdade de escolha de como e quando renascer. O conceito de tulku é de uma pessoa que teve um alto desenvolvimento espiritual e quando ele reencarna estas realizações são levadas juntas, a nossa mente muito sutil, o aspecto mais profundo de cada um de nós é levado a divina vida. O conceito é, vamos reconhecer esta criança para dar as condições corretas de educação para que ela possa cultivar e acessar as marcas positivas, os reprints que ela teve na outra vida.

"A palavra Tulku, denomina um grande mestre que escolhe renascer de forma consciente, naquele corpo , naquela condição. Quando se fala de uma pessoa que  morre com estas heranças, ela tem a liberdade de escolha de como e quando renascer." - Lama Michel

012_D42A2202.jpg
012_D42A2202.jpg

Na madrugada, a ante sala do templo principal onde ocorrereu o entronamento

O prédio principal do monastério com muitas estátuas e tangkas

A cerimônia

A cerimônia de entronização durou um dia inteiro. Começou bem cedo, as 3 horas da manha. O Gonpa (templo) que abriga normalmente 500 praticantes, na cerimônia da madrugada tinha cerca de 4 mil monges de 60 monastérios diferentes totalmente espremidos. Os únicos leigos ali faziam parte da comitiva de Lama Ganchem e Lama Michel. Existia uma grande tensão no ar.  O pequeno Tulku, chegou por volta das 4 a.m. causando grande furor nos presentes, fez as prostrações antes de subir ao trono e quando assumiu seu lugar tinha uma aura de pertencimento a aquilo tudo muitíssimo impressionante. Recitou de memória, rezas imensas, muito extensas mesmo. Me chamou muito a atenção; era uma situação muito adversa, intimidadora, eram 4 horas da manhã e aquele garotinho com uma altivez enorme recitando com sua vozinha de criança para o salão repleto de monges longos trechos de rezas aos quais os presentes repetiam em uníssono. Por volta das 8 horas, já entronizado, o 20º Denma Gonsar Rimponche saiu para o espaço aberto se pronunciou para as mais de 200 mil pessoas que lhe aguardavam. Um oceano de pessoas que não lhe intimadava de maneira nenhuma. Ele seguia recitando suas rezas e a massa que tinha centenas de metros de extensão repetia.
Lama Gangchen diz que : Há muitos exemplos de jovens Tulkus que conseguem memorizar longos textos de dezenas de páginas após uma única leitura, isso é possível porque sua mente é pura e por isso eles têm fácil acesso a conhecimentos previamente acumulados. Entretanto, até o mais brilhante jovem Tulku precisa estudar e viver durante a infância em um ambiente especial, para poder recuperar suas antigas habilidades. Esse é o motivo pelo qual os Tulkus são tirados do ambiente familiar e levados para perto de professores rigorosos que iram lapidar a criança”.

029_D42A2763.jpg

Os peregrinos vieram de toda parte do Tibet

"Há muitos exemplos de jovens Tulkus que conseguem memorizar longos textos de dezenas de páginas após uma única leitura, isso é possível porque sua mente é pura e por isso eles têm fácil acesso a conhecimentos previamente acumulados" - Lama Gangchen

075_D42A1565.jpg

Longas e concorridas filas em busca de bençãos

Após todas as cerimônias e celebrações o pequeno Denma Gonsar seguiu para o Monastério de Tashilhumpo em Shigtase no Tibet Central. Tashilhumpo é o principal centro de estudos da cultura tibetana e nos próximos 15 anos, o Tulku estudará o budismo de acordo com os protocolos. Seus mestres e tutores estão sendo apontados e dois discípulos da vida passada já cuidam dele. Neste período de estudos o novo Denma Gonsar se dedicará ao estudo de filosofia, lógica, arte, sânscrito, poesia, medicina, astrologia e várias outras disciplinas.
Tratado com honras de chefe-de-estado e com um forte esquema de segurança, o governo Chinês, reconheceu Tsering Dorje, como a reencarnação do 20 Denma Gonsar e apoiou o evento que embora tenha ocorrido dentro do território chinês foi todo feito dentro das tradições, crenças e língua tibetana. Desde 2011 as autoridades chinesas, por meio de sua Administração Estatal para Assuntos Religiosos, decretou por razões políticas a proibição do reconhecimento oficial dos Tulkus sem sua aprovação, apesar da rigidez, foi uma grande reviravolta o fato de que um governo que tolera as organizações religiosas e é agnóstico reconhecer não só um grande líder espiritual como também de que existe sua reencarnação.

038_D42A3858.jpg

Dias de prece, dias de festa também

D42A2692.JPG

As monjas que auxiliavam na cozinha do monastério

D42A3850.JPG

Os Khampas tem uma tradição nômade bastante antiga, as famílias são acostumadas com a vida em barracas

049_D42A2638.jpg

A vida no monastério hoje em dia também sofre influências digitais

A linguagem da vestimenta dos Khampas é um capítulo à parte.
Combinações inusitadas coloridas e cheias de energia.
Além dos adornos de cabeça bastante marcantes desde a infância.

O reconhecimento da reencarnação de um Tulku de tal magnitude é a oportunidade de milhões de pessoas em expressar sua espiritualidade em comum e a esperança de que no futuro o jovem 20º Denma Gonsar Rinpoche deixe um legado ainda mais vibrante e generoso do que o de sua vida anterior.

Que ele seja bem-vindo e tenha toda sorte, ou como dizem os tibetanos, "tashi delek" .

D42A3158.JPG

Folhetos com preces são jogados ao vento. Os peregrinos acreditam que o vento espalha a boa energia contida nas preces.

001.png

Ⓒ 2023 ANOTHER BORDER DIGITAL MEDIA CO. LTD. ALL RIGHTS RESERVED.

bottom of page